Sabia que podia utilizar o calor da terra do seu jardim para climatizar a sua casa?

Sabia que podia utilizar o calor da terra do seu jardim para climatizar a sua casa?

A geotermia é pura energia solar armazenada no solo. Quando o sol começa a brilhar com mais força na primavera, a energia é armazenada, pouco a pouco, sob a superfície do solo. Quanto mais quente ela fica, mais baixa ela é armazenada. Quando chega o outono, energia suficiente da nossa maior fonte de calor, o sol, terá sido armazenada para aquecer sua casa durante um inverno frio e gelado.

Mesmo durante um verão com temperaturas amenas, será armazenada no solo abaixo de sua casa energia térmica suficiente para garantir que você desfrute sempre de um inverno quente dentro de casa.

Usando um circuito cheio de líquido, também conhecido como coletor, você pode coletar o calor solar que é armazenado no fundo da terra, no fundo do lago ou a poucos metros sob o jardim. Em outras palavras, você não precisa de ter uma montanha na sua propriedade para instalar uma bomba de calor de origem. O tipo de fonte de calor adequado às suas necessidades dependerá dos requisitos de energia da sua casa, do seu sistema de aquecimento e da natureza da sua casa.

A bomba de calor concentra a energia armazenada e aquece a água para aquecer a sua casa e os seus banhos. O líquido no circuito circula e é aquecido pelo calor armazenado no fundo do solo ou no lago. Quando o líquido passa pela bomba de calor, encontra outro sistema fechado. O refrigerante transforma se em gás a temperaturas muito baixas. A temperatura do refrigerante gasoso é significativamente aumentada por um compressor de alta pressão. Um condensador fornece o calor para o sistema de aquecimento da casa e, ao mesmo tempo, o refrigerante retorna à forma líquida - pronto para se tornar um gás novamente e coletar mais energia térmica.